Relações internacionais: Canadá anuncia mais 15 milhões de dólares em apoio ao Líbano

Foto: CityNews

O Canadá informou que adicionou mais 15 milhões de dólares ao seu pacote de ajuda humanitária para o Líbano após uma escalada no conflito entre Israel e o grupo militante Hezbollah, sediado no Líbano.

O ministro do Desenvolvimento Internacional, Ahmed Hussen, disse que a nova quantia ajudará grupos de ajuda canadianos e internacionais a fornecer alimentos, água, assistência médica de emergência e outras formas de assistência no Líbano, embora as alocações exatas ainda não tenham sido determinadas.

Os 15 milhões de dólares do novo financiamento adicionam-se aos 10 milhões em ajuda anunciados por Hussen no final de setembro.

Em setembro, Hussen anunciou 6 milhões de dólares a dividir entre a Cruz Vermelha e a Coligação Humanitária para as suas campanhas individuais de ajuda ao Líbano.

Além disso, 4 milhões de dólares anunciados destinavam-se a ser divididos entre a Agência da ONU para Refugiados e o Programa Mundial de Alimentos.

O Canadá também informou que vai enviar produtos de socorro, incluindo 5 mil cobertores e mil kits de higiene.

Hussen disse que mais de 2 mil pessoas foram mortas no Líbano, incluindo dois canadianos, e milhares de civis ficaram feridos. O conflito colocou uma pressão significativa sobre as organizações humanitárias no local, sendo necessário, urgentemente, alimentos, remédios, materiais de abrigo e cuidados médicos de emergência, acrescentou.

A Coligação Humanitária, composta por 12 das maiores organizações de ajuda do Canadá, pediu doações aos canadianos, informando que as doações enviadas entre 24 de setembro e 23 de novembro serão elegíveis para doação equivalente do Governo.