Recordes climáticos: Julho é o mês mais chuvoso de Toronto Pearson em 70 anos

Foto: CityNews

Julho foi oficialmente o mês mais chuvoso já registado no Aeroporto Pearson de Toronto, quebrando um recorde de 70 anos, com as fortes e repentinas chuvas de 30 de julho.

De acordo com os dados históricos fornecidos pela Environment Canadá, um total de 214,8 milímetros de chuva caiu no aeroporto neste mês. O dia mais chuvoso deste mês foi o 16 de julho, com registo de 97,8 milímetros.

Este valor fez quebrar o recorde estabelecido em outubro de 1954, quando o furacão Hazel despejou 213,8 ​​milímetros de chuva na GTA, estabelecendo o recorde do mês mais chuvoso desde que os registos começaram.

Este é o segundo recorde de chuva quebrado no ano 2024, já que abril se tornou o abril mais chuvoso já registado, com 135,1 milímetros de chuva.

Estas quedas volumosas de chuva trouxeram à região aumentos de níveis de água repentinos, que provocaram cheias em Toronto e GTA.

As chuvas de 30 de julho, e um consequente registo de inundação repentina, provocou a morte de um trabalhador da construção civil.

A vítima fazia parte de uma equipa que estava a trabalhar num poço, que inundou rapidamente, num misto de água e lama, entre as ruas Jane e Keele, em King City.

Os restantes trabalhadores conseguiram escapar.

O ministério do Trabalho abriu investigação, mas um porta-voz da polícia referiu que a morte não foi registada como suspeita.