Thomas Mulcair, líder da oposição oficial e do NDP do Canadá, quer ser parte da solução do futuro para o país, mostrando toda a sua preocupação para assuntos-chave que estão a afetar os principais motores económicos, das grandes cidades, como é o caso de Toronto.
Mulcair, que esteve em Toronto esta semana, para proceder ao lançamento da consulta nacional do NDP nas cidades, referiu que todos devem envolver-se na resolução dos problemas das suas cidades e sinalizou duas prioridades do seu partido: as questões urbanas e os inúmeros desafios enfrentados pelas comunidades emigrantes, entre os quais a reunificação familiar e o reconhecimento de competências académicas obtidas no estrangeiro.
Mulcair diz estar também atento ao que se passa em Toronto, nomeadamente quanto ao plano de expansão de trânsito – através da Metrolix – gizado para a Grande Área de Toronto e Área de Hamilton (GTHA), denominado de “Big Move”, que terá um custo de dois biliões de dólares/ano, por 25 anos.
E defende que o governo federal tem um papel importante a desempenhar, no momento em que se discute no Queen’s Park (parlamento provincial) e na Câmara Municipal, formas de encontrar financiamento para esse plano.