O governo do Quebeque anunciou um investimento no valor de 18,2 milhões de dólares e a criação de 150 postos de trabalho especializado no Instituto de Cardiologia de Montreal para o projeto ARTERIA.
Este programa destina-se a melhorar os diagnósticos e os tratamentos para as pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares. Irá adequar s meios de diagnóstico aos utentes, personalizando o rastreio e o tratamento com terapias cardiovasculares. O programa tem quatro alvos fundamentais: o mau colesterol, o bom colesterol, a inflamação dos vasos sanguíneos e a redução das frequências cardíacas. Com este programa também se pretende analisa as repostas dos doentes aos medicamentos associados aos tratamentos.
O projeto ARTERIA beneficia do apoio do fundo de parceria para um Quebeque inovador em saúde que foi anunciado no último orçamento. Deverá beneficiar de um apoio de 125 milhões de dólares durante 5 anos. O objetivo destes apoios é de incentivar as parcerias entre as empresas e os centros de investigação públicos.