Quebec: Crise da habitação prejudica saúde mental, revela sondagem

A crise da habitação tornou-se a causa mais frequente de problemas de saúde mental no Quebec. É o que revela um novo inquérito, feito pelo Regroupement des ressources alternatives en santé mentale au Québec. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, que presta apoio na área da saúde mental.

A entidade fez o anúncio este domingo, dia 5 de maio, em parceria com a organização de habitação Regroupement des comités logement et associations de locataires du Québec (RCLALQ).

Os dois grupos apresentaram uma carta aberta dirigida diretamente ao premier François Legault. No documento, mais de 300 organizações especializadas em habitação e saúde mental apelam a que o líder provincial tome medidas concretas para resolver a atual crise imobiliária.

Os autores da carta dão conta de um aumento dos problemas de saúde mental no Quebec e dizem tratar-se de uma consequência direta da crise da habitação.

Ao que alegam, as rendas elevadas, os despejos e as casas de má qualidade podem causar ansiedade, depressão e insónia. Em certos casos, podem até originar pensamentos suicidas e outras crises psicológicas.

Foto: Alex Green/Pexels