Em outubro passado, foi emitido um aviso do Ministério do Ambiente do Canadá que apontava os fogos de artifício do Diwali como uma das razões para a prevenção contra a má qualidade do ar, apesar dos vários avisos de alguns funcionários sobre o seu caráter discriminatório.
O Ministério do Ambiente do Canadá emitiu um aviso, em outubro de 2022, sobre a possível má qualidade do ar após os fogos de artifício do Diwali, o festival indiano das luzes. O aviso foi editado e um pedido de desculpas foi emitido, poucas horas depois de terem sido apresentadas queixas ao serviço meteorológico nacional, na manhã em que estava previsto o início do festival anual indiano.
Dezenas de e-mails obtidos através de um pedido de acesso à informação mostram agora as discussões que se seguiram, antes da emissão do aviso em 24 de outubro de 2022.
Pelo menos dois meteorologistas alertaram para o facto de a ligação entre o Diwali e a má qualidade do ar poder ser recebida como discriminação.
Muitas das queixas enviadas nesse dia acusavam a agência nacional de ser racista, referindo que não foram emitidos avisos semelhantes sobre a qualidade do ar para o fogo de artifício do Dia do Canadá.
Aparentemente, o aviso do Diwali foi o primeiro que o Ministério do Ambiente do Canadá emitiu sobre a poluição atmosférica devido ao fogo de artifício, mas a agência também parece ter a intenção de monitorizar as condições em torno de outros fogos de artifício festivos e planear futuros avisos.