O prazo para entrega da declaração do IRS no Canadá está a aproximar-se rapidamente, e se você ainda não juntou toda a documentação necessária para a entrega da declaração de impostos, você não é o único.
Os canadianos têm tipicamente até ao dia 30 de abril para apresentar as suas declarações fiscais. Mas visto que essa data calha a um sábado este ano, o prazo é alargado até ao próximo dia útil – segunda-feira, 2 de maio.
O advogado especialista em finanças Jonathan Garbutt diz que há dezenas de milhares de canadianos que não preencheram os seus impostos em anos.
Mas para aqueles que temem pesadas multas e até possível prisão, por causa do seu atraso na entrega da declaração do IRS, Garbutt diz que pode não haver muito para se preocupar.
Será que a apresentação tardia afeta o seu reembolso?
Garbutt explica que para a maioria dos canadianos que têm um rendimento regular e recebem um T4 slip dos seus empregadores, a entrega (com atraso) da declaração de impostos não costuma resultar em quaisquer penalizações.
A Canada Revenue Agency (CRC) observa que, caso alguém faça a entrega fora do prazo, o seu crédito de GST/HST, qualquer crédito provincial relacionado, pagamentos de abonos de criança e pagamentos de benefícios de segurança de velhice podem sofrer atrasos.
E se você dever dinheiro ao governo?
Se você deve dinheiro ao governo, Garbutt disse que as consequências para a apresentação tardia variam de acordo com as circunstâncias.
“Se eles o apanham, é uma coisa”, alerta. “Se você decidir apresentar e fazer uma divulgação voluntária, isso é completamente diferente.”
Com uma entrega voluntária, os canadianos podem ir a um oficial da CRA e apresentar os seus rendimentos para os últimos 10 anos.
Garbutt disse, que nestes casos, os canadianos teriam que pagar os impostos e juros devidos, mas ele referiu que muitas vezes há “um bom desconto” sobre os juros devidos.
Que tipos de sanções enfrentam aqueles que entregam mais tarde?
As penalizações para a entrega (com atraso) da sua declaração do IRS também dependem das circunstâncias, indicou Garbutt.
“Se é a primeira vez, pode haver uma sanção administrativa de 10 por cento. Se é a segunda vez, pode haver uma penalização de 20 por cento.”
Garbutt observou, no entanto, que, com alguns documentos, as penalizações para a não apresentação são acumuladas por dia.
Uma condenação por evasão fiscal, que inclui não preencher a declaração de imposto e omitir rendimentos, pode resultar em até cinco anos de prisão.
Fonte: CTV News