O Serviço da Polícia de Toronto (TPS) anunciou a 1 de agosto que 10 pessoas foram presas e mais de 100 acusações foram feitas no decorrer de extensa investigação sobre fraude de troca de SIM, o cartão de comunicações móveis, que afetou cerca de 1.500 contas de telemóvel. Duas outras pessoas continuam a ser procuradas pela polícia.
Esta investigação iniciou-se em junho de 2023 e foi intitulada Projeto `Disrupt`.
Os crimes incluem fraude de mais de 5.000 dólares, personificação com intenção e posse de propriedade obtida por crime, entre outras acusações.
Em muitos dos incidentes de fraude de troca de SIM, os agentes da polícia de Toronto disseram que os indivíduos que praticaram o crime entraram em contato com a operadora de rede móvel, fazendo-se passar pela vítima e solicitando a troca ou substituição do SIM, o que transfere o número de telefone da vítima para um novo cartão SIM.
Após a conclusão da troca do SIM, os criminosos obtiveram acesso ao número de telefone, o que levou à interceptação de mensagens de texto e chamadas, incluindo aquelas usadas para autenticação de dois fatores.
O detetive David Coffey alegou que no decorrer da investigação, os perpetradores assumiram o controle das contas de telemóvel de várias vítimas desavisadas e fizeram alterações nas mesmas. Isso permitiu que os suspeitos acessassem e comprometessem muitas das contas online das vítimas, incluindo as de instituições financeiras.
“A perda total combinada para vítimas individuais, empresas de telecomunicações e instituições financeiras é de mais de 1 milhão de dólares”, disse o detetive Coffey.
A polícia informou que a investigação começou com relatos de várias empresas de telecomunicações e que até 1 de agosto foram executados vários mandados de busca e ordens de produção durante a investigação. Para além disso, mais de 400 peças fraudulentas de identificação foram apreendidas.
A polícia alertou que a maioria das vítimas desconhece como ocorreu a troca do SIM, e que muitas vítimas podem apenas notar uma interrupção temporária da sua conta de telemóvel.