14 pessoas foram detidas por fraude contra idosos no Canadá. O grupo de crime organizado burlou as vítimas em mais de 2 milhões e 200 mil dólares. A operação conhecida por ‘Project Sharp’ envolveu 11 serviços policiais de Ontário e do Quebec.
A Ontario Provincial Police (OPP) afirma que 14 pessoas foram detidas e podem ser acusadas de 56 crimes no âmbito de uma alegada fraude que visava frequentemente os idosos. O grupo de crime organizado burlou em mais de 2,2 milhões de dólares as vítimas em todo o Canadá.
Estas 14 pessoas dirigiam-se aos idosos com telefone fixo, fingiam ser agentes da autoridade ou advogados e alegavam ter sob custódia o neto ou um familiar da vítima.
Os burlões aproveitam-se das emoções dos idosos. De acordo com a OPP, os suspeitos pediam dinheiro para a fiança a fim de garantir a libertação do familiar da vítima e, na maioria dos casos, eram utilizadas “mulas de dinheiro” para recolher os fundos. Os investigadores disseram que as vítimas foram instruídas a não falar com ninguém devido a uma ordem que, segundo eles, estava em vigor.
Embora as vítimas estivessem localizadas em todo o Canadá, a OPP disse que a maioria dos burlados visados vive em Ontário e tem entre 46 e 95 anos. Já os burlões seriam jovens dos 24 aos 36 anos.
De janeiro a abril deste ano, 126 vítimas perderam aproximadamente 739 mil dólares por causa do grupo de crime organizado.
A operação conhecida por ‘Project Sharp’ envolveu 11 serviços policiais de Ontário e do Quebec.
FOTO: opp/x