![Os pescadores podem devolver o pescado ao mar no caso de não cumprir o tamanho legal. O caso da Costa da Caparica teve a ver com o valor em lota Os pescadores podem devolver o pescado ao mar no caso de não cumprir o tamanho legal. O caso da Costa da Caparica teve a ver com o valor em lota](https://www.correiodamanhacanada.com/wp-content/uploads/2013/07/pescadores.jpg)
![Os pescadores podem devolver o pescado ao mar no caso de não cumprir o tamanho legal. O caso da Costa da Caparica teve a ver com o valor em lota](http://www.correiodamanhacanada.com/wp-content/uploads/2013/07/pescadores.jpg)
A partir de janeiro de 2014 vai ser proibido devolver pescado ao mar. Com esta medida, a UE quer evitar que situações como a que aconteceu na segunda-feira na Costa da Caparica se repitam. Cerca de uma tonelada de peixe morto deu à costa, depois de ter sido atirado ao mar por um pescador por não ter valor comercial.
De acordo com a atual política comunitária, é permitido devolver ao mar até 10% do pescado. Porém, segundo revelou ao CM o Ministério da Agricultura, já foi aprovado em Conselho de Ministros da UE, que todo peixe deve ser trazido para terra. E deve ser entregue as instituições de solidariedade, mas fica ao critério de cada estado.