O presidente dos afetos fez jus à sua alcunha. Durante sua visita oficial ao Canadá, Marcelo Rebelo de Sousa deu beijos, abraços, brincou, fez piadas e distribuiu muito carinho a todos os que encontrava pela frente. Um comportamento não muito comum entre os políticos canadianos, que preferem um aperto de mão ao invés de beijos e abraços.
O presidente Marcelo foi extremamente atencioso. Fez questão de parar para dar atenção a cada um dos seus admiradores e não negou nenhum pedido de selfies, ou melhor, Marselfies. Uma, duas, três… foram milhares de fotografias. Muitas delas tiradas pelo próprio presidente.
Marcelo Rebelo de Sousa parou para ouvir as histórias que tinham para contar. Por várias vezes, emocionou-se, como quando escutou a história de Josefina, emigrante de Santa Maria da Feira. Ela está há cinquenta anos no Canadá e trabalhou por várias décadas como empregada de limpeza. Orgulhosa, conseguiu criar três filhos e fez questão de dizer ao presidente que todos foram para a universidade. Marcelo e Josefina falaram com a CMCTV sobre a conversa que tiveram.
Outra história que emocionou o presidente foi da luso-canadiana Rita Vieira. Aos 83 anos, Rita quis contar sobre como ela e o marido trabalharam duro para criar os filhos no Canadá. O presidente emocionou-se.
Marcelo fez questão de caminhar pelas ruas de Little Portugal e interagir com a população canadiana. Mas foi na noite de sábado o maior desafio para o presidente.
Virgílio Lima fez questão de trazer a família para conhecer o Presidente de Portugal.
Quem também falou com o presidente foram os pastores Rui e Tânia Nunes.
O presidente dos afetos também foi prestigiado por políticos canadianos. Vários políticos portugueses também acompanharam o presidente simpatia.
Entretanto, os afetos e brincadeiras do presidente estão longe de ser unanimidade. Ao interagir com apoiantes em Montreal, o presidente disse a uma mulher que usava um decote que ela poderia apanhar um resfriado. O comentário foi classificado por muitos como machista.
As críticas não parecem ter impactado os afetos do Presidente, que se despediu do Canadá da mesma forma em que chegou, com muitos beijos, abraços e carinhos.