PRÉMIOS BAFTA PRELÚDIO DOS ÓSCARES

baftaA obra “12 anos escravo”, do realizador Steve McQueen, foi considerada o melhor filme pelos prémios de cinema britânicos BAFTA, numa cerimónia que decorreu ontem à noite, em Londres.
O filme retrata a história real de um músico negro raptado em 1841 e vendido como escravo e teve ainda o britânico Chiwetel Ejiofor premiado também como melhor ator, pela interpretação de Solomon Northup.
Já a película “Gravidade” arrecadou seis prémios, mas os mais relevantes foram apenas de melhor realizador, para o mexicano Alfonso Cuarón, e melhor filme britânico.
David O. Russell viu reconhecido o argumento de “Golpada americana”, enquanto que Jennifer Lawrence – que não esteve na cerimónia – e Barkhad Abdi foram considerados melhor atriz e melhor ator secundários, pelo desempenho em “Golpada americana” e “Capitão Phillips”, respetivamente.
A australiana Cate Blanchett dedicou o prémio para melhor atriz, pela interpretação no último filme de Woody Allen, “Blue Jasmine”, ao “monumento do cinema” Phillip Seymour Hoffman, recentemente encontrado morto, após consumo de drogas.
Os maiores prémios de cinema do mundo, os Óscares, serão entregues a 2 de março, nos EUA.