Premiação: 76.ª edição ‘Primetime Emmy Awards’ apresentada por dupla canadiana

Foto: Facebook Emmys/Television Academy

A 76.ª edição do ‘Primetime Emmy Awards’ realizou-se na noite de domingo, 15 de setembro, reconhecendo os melhores e mais brilhantes talentos do pequeno ecrã.

A cerimónia de entrega dos prémios deste ano foi apresentada pela dupla canadiana de pai e filho, Eugene e Dan Levy.

A maior parte dos olhares estavam postos no elenco e na equipa de Shōgun, que recebeu o maior número de nomeações este ano, 25 no total. A série ganhou 18 Emmys no domingo à noite, incluindo o de melhor série dramática. Shōgun obteve o maior número de Emmys de qualquer série este ano e bateu o recorde de maior número de vitórias numa única temporada.

Na vertente cómica, o drama do chefe de cozinha ‘The Bear’, dirigido por Jeremy Allen White, ganhou  11 Emmys, um novo recorde para o maior número de vitórias numa única temporada de uma comédia. O chefe de cozinha canadiano Matty Matheson, transformado em ator, ajudou a aceitar os troféus conquistados. 

Matheson agradeceu ao elenco, à equipa e à família, arrancando aplausos e gargalhadas do público.

“Todos nós aqui podemos fazer um espetáculo juntos e fazer com que as pessoas se sintam bem, ansiosas ou desencadeadas”, disse Matheson, que dirigiu vários restaurantes de Toronto antes de entrar no programa Disney Plus sobre um restaurante fictício de Chicago.

O produtor de Toronto, David Furnish, casado com o cantor britânico Elton John, recebeu o Emmy na categoria de melhor especial de variedades, com o especial da Disney Plus que documenta o espetáculo de John no Dodger Stadium de Los Angeles em 2022. 

Furnish, originário de Scarborough, na zona leste de Toronto, contou aos jornalistas que Elton John não pode ir à premiação porque estava a ser operado ao joelho no Reino Unido, mas ligou ao marido para contar sobre a vitória e os dois comemoraram muito.

Outra presença do Canadá na premiação foi a homenagem ao ator Matthew Perry que encerrou o segmento ‘In Memorian’ com a música tema de ‘Friends’.

Este ano de 2024 teve uma dose dupla de Emmys, uma vez que a cerimónia de setembro do ano passado acabou por ser reagendada para janeiro de 2024 devido às greves dos escritores e actores de Hollywood de 2023.