Preços dos selos aumentam pela terceira vez em cinco anos em meio a problemas financeiros para os Correios do Canadá

Os Correios do Canadá estão a aumentar os preços dos selos pela terceira vez desde 2019, uma medida que a corporação Crown afirma ser uma “realidade” da sua estrutura de receita baseada em vendas.

A partir de segunda-feira, as tarifas postais estão a aumentar em sete cêntimos por selo, para 99 de 92 centavos, para aqueles vendidos em livretos, bobinas e folhas. Os selos domésticos comprados individualmente, por sua vez, aumentam para 1,15 dólares, dos anteriores 1,07 dólares. A mudança na taxa também afetará outros preços, incluindo aqueles para serviços de correio registado nacional, dos EUA e internacional.

Anunciados inicialmente em fevereiro, os aumentos receberam aprovação regulamentar nos termos da Lei da Corporação dos Correios do Canadá no mês passado.

O aumento deste ano segue aumentos de cinco cêntimos em 2019 e dois cêntimos no ano seguinte, bem como o que os Correios do Canadá chamaram de “a última grande mudança de preços” na primavera de 2014.

“Os Correios do Canadá entendem a importância do serviço de entrega que prestam e trabalham para minimizar o impacto das alterações de preços em todos os clientes, garantindo que quaisquer aumentos sejam justos e razoáveis”, lê-se num comunicado da corporação.

“Como uma organização financiada por receitas da venda de seus produtos e serviços, e não por dólares dos contribuintes, as mudanças de taxa são uma realidade.”

Os Correios do Canadá têm enfrentado dificuldades financeiras nos últimos meses, relatando um prejuízo de 748 milhões de dólares antes de impostos em 2023, em meio a um “aumento pós-pandemia” na concorrência por pacotes, diminuição do correio transacional e aumento dos custos.

Desde o início da pandemia, a participação de mercado da corporação para pacotes diminuiu significativamente, para 29 por cento no ano passado, dos anteriores 62 por cento. Enquanto isso, o lar médio canadense recebeu apenas duas cartas por semana em 2023, em comparação com seis em meados dos anos 2000.

Ainda no comunicado do correio do Canadá, eles anunciam que sem mudanças no serviço postal, haverá perdas maiores e insustentáveis no futuro.

Foto: Ryan Remiorz/Canada Post