PR LEMBRA PATRIOTISMO REPUBLICANO E AMOR À LIBERDADE DE MEDEIROS FERREIRA

LusaLisboa, 20 fev (Lusa) – O Presidente da República lembrou hoje o “patriotismo republicano” e o “amor à liberdade” do antigo político José Medeiros Ferreira, caracterizando-o como “um homem adverso a dogmas e lugares-comuns”.

“José Medeiros Ferreira foi sempre um homem adverso a dogmas e a lugares-comuns. Num tempo tão dominado pelo acessório e pelo frívolo, escutávamos a sua palavra, mesmo que discordássemos dela, como o produto de uma reflexão própria e autónoma, jamais condicionada por interesses ocasionais ou objetivos políticos imediatistas”, afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na sessão de encerramento do colóquio de homenagem ao antigo político, que morreu a 18 de março de 2014.

Numa breve intervenção, Cavaco Silva recordou o percurso de José Medeiros Ferreira, destacando duas características essenciais da sua “personalidade multifacetada”: o amor ao seu país, que lhe permitiu ser, simultaneamente, “um português açoriano e um europeu atlantista” e o amor à liberdade.