PQ CONFIRMA CANDIDATOS NA CORRIDA À LIDERANÇA DO PARTIDO

PQO Parti Quebecois confirmou na segunda-feira que cinco candidatos vão concorrer à liderança do partido de oposição.
Quatro membros da Assembleia Nacional (MNAs) e um membro não-eleito do partido entregaram as assinaturas a suportar as suas candidaturas e 10.000 dólares aos responsáveis do partido nas últimas semanas.
Alexandre Cloutier, Veronique Hivon, Monique Ouellet, Jean-Francois Lisée e Paul Saint-Pierre Plamondon foram confirmados como candidatos.
Os candidatos terão de pagar mais 10.000 dólares ao PQ até 30 de agosto.
Nesta corrida pela liderança, os membros do Bloc Quebecois com funções oficiais receberam ordens para não tomar partido.
O líder da Casa do Bloc, Luc Theriault, disse que nem o funcionário designado, nem o líder interino do partido, nem o presidente do grupo parlamentar, nem mesmo ele, iriam tomar partido na corrida pela liderança do PQ.
Os restantes seis deputados eram livres para mostrar o seu apoio ao candidato da sua escolha.
O Bloc não tem um líder desde que Gilles Duceppe foi derrotado pela segunda vez na eleição federal de 2015.
Esta é a segunda corrida pela liderança do Parti Quebecois desde a eleição de 2014 que viu a derrota e demissão de Pauline Marois.
Pierre Karl Peladeau renunciou como um MNA e líder do partido em 2 de maio, citando o seu divórcio, após um longo relacionamento e casamento curto com Julie Snyder.
PKP, que tem estado afastado dos holofotes nos últimos dois meses, usou o Facebook no domingo para explicar que ele tem passado o tempo com os seus filhos.
O PQ irá escolher o seu novo líder no dia 7 de outubro.
Fonte: CTV Montreal