O Canadá celebrou hoje o primeiro ‘National Ribbon Skirt Day’ da sua história. A efeméride visa homenagear as comunidades indígenas do país e é inspirada numa saia usada por uma menina de 10 anos.
Esta quarta-feira, dia 4 de janeiro, o Canadá assinalou o seu primeiro ‘National Ribbon Skirt Day’, que em português significa Dia Nacional da Saia com Fita.
A efeméride foi criada na sequência do projeto de lei da senadora de Manitoba Mary Jane McCallum. aprovado no Parlamento no final do ano passado.
A celebração é inspirada em Isabella Kulak, pertencente à comunidade Cote First Nation em Saskatchewan. Em dezembro de 2020, quando tinha 10 anos, Kulak vestiu uma saia tradicional indígena, conhecida por ‘ribbon skirt’, durante um evento formal na sua escola.
A roupa colorida era vestida por mulheres indígenas em eventos culturais. Contudo, conta a família de Kulak, um funcionário da escola disse-lhe que a roupa era inadequada para o evento.
A escola acabou por pedir desculpa pelo sucedido, mas a história ganhou, entretanto, vida própria. Gerou um movimento online de mulheres indígenas, que partilharam fotografias usando saias semelhantes, como uma expressão de orgulho da sua identidade.
De acordo com o primeiro-ministro, o ‘National Ribbon Skirt Day’ é um momento para “aprender mais e celebrar as culturas, tradições, histórias e contribuições indígenas”, no Canadá.
Justin Trudeau diz que “aumentar a consciência e proteger as tradições únicas e profundamente pessoais das comunidades indígenas é essencial para promover a reconciliação como sociedade, bem como para construir relações e conexões com base no respeito e compreensão mútuos”.