O lugar de Tom Mulcair está agora em disputa, depois que 52 por cento dos delegados do NDP votaram a favor de uma revisão da liderança federal na convenção do NDP em Edmonton, no domingo. Veja os candidatos que podem vir da GTA:
Peggy Nash
A ex-deputada federal do NDP, que representou Parkdale-High Park entre 2006-2008 e de 2011 a 2015, perdeu o assento para o candidato Liberal Arif Virani na eleição federal de 2015. Nash serviu como presidente do partido entre 2009-2011 e também concorreu (sem sucesso) para substituir o falecido Jack Layton como líder do partido em 2011. Não se sabe se Nash pensa candidatar-se desta vez.
Mike Layton
Um vereador de Toronto desde 2010, Mike Layton representa o Ward 19 Trinity-Spadina. Ele é o filho de Jack Layton, que como líder dos Novos Democratas federais levou o partido a tornar-se a oposição oficial, pela primeira vez na história do partido, conquistando 103 assentos na eleição federal de 2011. Layton ainda não expressou publicamente qualquer interesse em concorrer.
Jagmeet Singh
Jagmeet Singh, um advogado e deputado provincial do NDP, foi nomeado vice-líder do NDP do Ontário em 2015. Singh entrou pela primeira vez na política em 2011, quando ele decidiu concorrer na eleição federal de 2011 no círculo eleitoral de Bramalea-Gore-Malton. Em última instância, ele foi derrotado pelo candidato Conservador Bal Gosal, mas mais tarde naquele ano, Singh foi eleito para representar a mesma área, a nível provincial.
Avi Lewis
Avi Lewis, que é o filho do ex-líder do NDP do Ontário Stephen Lewis, é um documentarista com sede em Toronto que liderou o “Leap Manifesto”, um documento que pede a reestruturação radical da economia canadiana ao terminar imediatamente o uso de combustíveis fósseis do país. Durante a convenção do NDP de domingo, em Edmonton, os delegados do partido votaram para debater os méritos do manifesto.
Olivia Chow
A ex-deputada federal do NDP, representou Trinity-Spadina entre 2006-2014 antes de desocupar o seu assento para concorrer pela presidência de Toronto. Chow seria derrotada na eleição municipal de Toronto, em 2014, por John Tory. O ex-vereador de Toronto Adam Vaughan conseguiu conquistar o assento de Chow na Câmara dos Comuns, numa eleição intercalar, e Chow tentou sem sucesso recuperá-lo na eleição federal de 2015. Quando perguntado por Stephen LeDrew, da CP24, se ela iria concorrer à liderança do NDP, Chow respondeu: “Eu duvido … Há tantas pessoas boas no partido.”
Fonte: CP24