O mais novo festival português do Canadá, Portugalo Fest, chegou a sua segunda edição atraindo um grande número de pessoas para o Celebration Square, em Mississauga.
O Festival ocorreu no Sábado, dia 9 de Setembro, e durou o dia inteiro. Além dos espetáculos de música portuguesa, os presentes também puderam apreciar o melhor da culinária e do artesanato de Portugal.
Mas engana-se quem acha que apenas portugueses estiveram presentes. As amigas polonesas, Junik, Diana e Mystery fizeram questão de participar da festa, mas tinham um objetivo curioso em mente: achar um namorado português. “Eles tem carisma, eles são sexy, eles sabem o que querem, os amamos,” disse Diana.
Caso encontrem um namorado, as polonesas poderão participar no próximo ano do Casamento Coletivo do Festival. O Portugalo promove uma cerimónia em grupo inspirada nos Casamentos Coletivos de Santo António que ocorrem em Lisboa.
Um dos casais que participou da cerimónia este ano foi Glória e Alfredo da Cunha. Eles aproveitaram o casamento coletivo para renovar os votos depois de 20 anos de matrimónio. “Foi uma emoção igual a da primeira vez,” disse Alfredo. “Estamos juntos há vinte anos mas parece que estamos juntos há só um dia. Sou muito feliz com ele, amo muito meu marido e estou muito contente de celebrar tudo isso na festa de Santo António,” disse Glória.
Além dos casamentos, grupos folclóricos se apresentaram no festival, mantendo a tradição da dança e música portuguesa viva no Canadá.
À noite, foi a vez de grandes artistas subirem ao palco. Uma das atrações principais foi o multi-instrumentista luso-americano Chico Ávila, que trouxe a emoção e o lirismo do fado e das guitarradas portuguesas.
“Foi espetacular, senti-me muito bem. Sinto de não ter podido tocar mais, tinha mais músicas para tocar mas fica para uma próxima oportunidade”
No encerramento do festival, o cantor Eduardo Sant’ana colocou o público para dançar. Um dos mais animados na frente do palco era o garoto Charles, de 3 anos. “Estou gostando muito da festa, eu gosto de dançar,” disse Charles.
Para Eduardo Sant’ana, cantar para os portugueses no Canadá é especial. “É um sentimento diferente fazer um show no Canadá. O trabalho é o mesmo mas o sentimento muda. Estamos a cantar para pessoas que estão longe do seu país, longe da sua cultura, com saudade do seu país e que sempre nos recebem com muito carinho.”
A presidente do festival, Maria de Fátima, comemorou o sucesso do evento. “É uma grande conquista e uma grande honra porque de facto, com apenas dois anos de existência, já pudemos fazer muito para a nossa cultura, é algo fantástico”.
O diretor e apresentador do Festival, Tony Câmara, prometeu uma festa ainda melhor no ano que vem. “Eu penso que esta é uma festa que tem potência de ficar maior ainda. Primeiro ano foi uma experiência, agora já sabem, e ano que vem vão saber mais ainda,” disse Tony.