PORTUGAL ESTUDA COMPRA DE AVIÃO MILITAR KC-390

embraerPortugal vai decidir ainda este ano se adquire a nova aeronave militar KC-390, projeto da empresa aeronáutica Embraer e cujos componentes são fabricados no país, de acordo com o anúncio feito pelo ministro da Defesa, durante uma visita às instalações da empresa, em Évora.
No projeto inicial, está prevista a possibilidade de Portugal poder vir a adquirir até seis aeronaves, situação que deverá ser definida ainda durante este ano, e dependerá das condições financeiras do país entrarem numa lógica normal de sustentabilidade para que essa decisão possa ser tomada por se tratar duma aeronave importante para o reequipamento da Força Aérea Portuguesa.
Depois do encontro á porta fechada com os responsáveis da empresa, José Pedro Aguiar-Branco adiantou ainda que é importante a parceria entre o Estado português e a Embraer, por estar em andamento, o projeto do avião que entrará em fase de testes no próximo ano e que tem a sua comercialização prevista para 2016.
Esta aliança com a Embraer permite a Portugal passar a ser uma referência no mercado de alta tecnologia, nomeadamente no setor da aeronáutica, permitindo que a engenharia portuguesa passe também a ser reconhecida.
As primeiras peças do novo avião militar KC-390 começaram a ser produzidas nas fábricas de Évora da Embraer em finais de outubro do ano passado e nas duas unidades alentejanas, fabricam-se peças componentes como os revestimentos de asa e os estabilizadores horizontais da aeronave e também as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) participam na construção deste modelo de avião, sendo responsáveis por parte da fuselagem do aparelho.
Além do KC-390, o grupo brasileiro, terceiro maior fabricante mundial de aviões comerciais, fabrica também peças para o novo avião executivo Legacy 500.