PORTO INICIA CICLO DEDICADO A FERNANDO PESSOA

fernando pessoaEm estreia absoluta, o Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, acolhe, a partir de hoje, “O Segundo Raio de Luz de Luar”, peça com que se inicia um ciclo dedicado a Fernando Pessoa no Teatro Nacional São João.
A peça é uma coprodução da associação cultural Eclipse Arte com o Teatro Nacional São João e coloca em cena vários dos heterónimos de Fernando Pessoa num espetáculo de teatro e dança encenado por António M. Rodrigues que vai estar em palco até domingo. um trabalho que esteve em preparação durante quatro anos, devido a “mudanças políticas” que levaram a diversos obstáculos em termos de financiamento e que de acordo com o encenador é mais “depurado e sintetizado”.
António Rodrigues adianta ainda que houve uma divisão da figura de Fernando Pessoa em três: o jovem, o escritor e o Pessoa universal.
O cenário é composto por uma pintura retangular ao alto como fundo e uma utilização diversificada de panos de grandes dimensões, contando ainda com uma máquina de escrever no chão.
Depois do Porto, o espetáculo vai ser levado a palcos de Porto Alegre, no Brasil, Barcelona (Espanha) e Itália, com um regresso a Portugal posteriormente.