PORTAL ELETRÓNICO DA AGÊNCIA CHINESA XINHUA ENTRA NA BOLSA DE XANGAI

XinhuanetO portal da agência noticiosa oficial chinesa, Xinhuanet.com, vai fazer uma oferta pública de venda de ações para tentar angariar cerca de 172 milhões de euros, tornando-se a segunda empresa estatal de comunicação do país cotada na Bolsa.

A Xinhuanet.com tenciona transacionar 51,9 milhões de ações na Bolsa de Xangai, esperando angariar 1,5 mil milhões de yuan (172,009 milhões de euros) e com esta operação, pretende-se transformar o portal num entidade moderna e capaz de enfrentar a renhida concorrência na indústria dos media, segundo o jornal Global Times, uma publicação do grupo Diário do Povo, o órgão central do Partido Comunista Chinês.

Além de capital, a OPV pode trazer inovação e melhorar a gestão e o modelo de negócio dos órgãos de comunicação estatais e a publicidade representa 63,67% das receitas da Xinhuanet.com.

O portal obteve o ano passado um lucro de 168 milhões de yuan (19,2 milhões de euros), mais 32 milhões de yuan (3,6 milhões de euros) do que em 2012 e no seu conjunto, possui mais de 160 delegações fora da China e emprega mais de 10.000 pessoas.

Além do site e do tradicional serviço noticioso, difundido em nove línguas, entre os quais português, a Xinhua tem uma rede de televisão que cobre mais de 200 países e regiões, sendo considerada uma das principais instituições estatais de comunicação da China, com um estatuto equivalente ao de um ministério, a agência edita mais de 20 jornais e outras publicações periódicas e possui um arquivo com mais de quatro milhões de fotografias.

Em Portugal, a Xinhua está desde 1978, tem delegações em quase todos os países de língua portuguesa, nomeadamente Angola e Brasil, que entretanto, se tornaram importantes parceiros comerciais da China, além dum acordo de cooperação com a agência noticiosa Lusa, o primeiro órgão de informação português acreditado em Pequim, desde 1988.