Política: Trudeau no Rio de Janeiro para a cimeira do G20

Foto: Facebook G20 Brasil

18 e 19 de novembro foram as datas escolhidas para a cimeira do G20 no Brasil, para a qual Justin Trudeau foi convidado, enquanto líder do Canadá. No primeiro dia do encontro, o primeiro-ministro reuniu-se com o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden.

A reunião teve lugar um dia depois de ter sido noticiado que Biden autorizou a Ucrânia a utilizar mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA para atacar o interior da Rússia.

Trudeau também se reuniu esta segunda-feira com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, e com a Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, pela primeira vez desde que cada um assumiu o cargo, após ter manifestado a sua preocupação com os elevados níveis de investimento chinês no México, numa altura em que os EUA procuram combater algumas das práticas comerciais de Pequim.

Na agenda do primeiro-ministro, foram ainda incluídos encontros com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

Trudeau foi ainda convidado para os principais eventos da cimeira do G20, organizada pelo Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, vulgarmente conhecido como Lula, muitos dos quais centrados na erradicação da fome e da pobreza.

Este encontro do G20 fica ainda marcado por questões ambientais. Presente na cimeira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, assegurou que “o fracasso não é uma opção” na luta contra as alterações climáticas. Guterres falou sobre a urgência de enfrentar fenómenos como a seca na Amazónia e as enchentes no Rio Grande do Sul.