Uma pesquisa da Abacus com quase 2 mil pessoas revelou que apenas menos da metade dos canadianos reconhece os ministros do Governo federal.
De acordo com os resultados da pesquisa, apenas 39% reconhece e identifica a vice-primeira-ministra e ministra das Finanças, Chrystia Freeland. Enquanto isso, apenas 20% reconhecem a ministra dos Negócios Estrangeiros, Mélanie Joly, 19% reconhecem a presidente do Conselho do Tesouro, Anita Anand, 4% reconhecem o ministro da Habitação, Sean Fraser, e 4% reconhecem o ministro da Segurança Pública, Dominic Leblanc.
O ex-governador do Banco do Canadá, Mark Carney, que disse não descartar a possibilidade de concorrer à liderança do Partido Liberal, foi identificado por 7% dos canadiaos entrevistados.
Entre os atuais apoiantes do Governo liberal, o reconhecimento dos membros do gabinete foi semelhante. O mesmo número reconhece Freeland, com 39%, enquanto 26% reconhece Joly, 14% reconhece Anand, 8% reconhece Fraser, 7% reconhece Leblanc e 10 % reconhece Carney.
Em relação aos líderes dos vários partidos federais, a pesquisa descobriu que 98% reconhecem o primeiro-ministro, Justin Trudeau, enquanto 84% reconhecem o líder do NDP, Jagmeet Singh, 66% reconhecem o líder conservador Pierre Poilievre, 47% reconhecem a líder do Partido Verde, Elizabeth May, e 20% reconhecem o líder do Bloco Quebequense, Yves-François Blanchet.
David Coletto, investigador da ACAPUS, acredita que os resultados desta pesquisa são um alerta para a política canadiana. O investigador dá ainda conta da dificuldade dos canadianos em diferenciar a sua opinião sobre o Governo e sobre o próprio primeiro-ministro.