O fim do acordo entre os liberais e o NDP torna um cenário de eleições antecipadas “mais provável” no Canadá. Quem o diz é o líder do NDP, Jagmeet Singh.
Esta quinta-feira, dia 5 de setembro, Singh falou publicamente, pela primeira vez, sobre a sua decisão de romper o acordo de fornecimento e confiança que mantinha com o Governo liberal.
Durante uma conferência de imprensa em Toronto, o político criticou Justin Trudeau, acusando-o de ceder aos interesses das grandes corporações e de falhar na implementação de políticas trabalhistas.
O líder do NDP referiu-se à recente disputa laboral ferroviária como um exemplo da fraqueza dos liberais em proteger os direitos dos trabalhadores.
Singh sublinhou que, daqui em diante, o NDP vai avaliar cada voto de confiança no Parlamento de forma independente, sem comprometer automaticamente a queda do Governo.
Enquanto isso, uma fonte anónima dos liberais avança à imprensa que Trudeau não planeia antecipar as eleições e pretende governar até outubro de 2025. O próprio primeiro-ministro rejeitou a possibilidade de convocar eleições no curto prazo, devido ao fim do pacto com o NDP.