Política: Deputados reúnem-se após insinuação sobre legitimidade de Trudeau

Foto: Jusin Trudeau/Facebook
Foto: Jusin Trudeau/Facebook

Os deputados liberais reúnem-se até amanhã em Ottawa. O objetivo é discutir estratégias, a poucos dias da retoma dos trabalhos na Câmara dos Comuns, na próxima segunda-feira. Têm sido dias tensos para o Partido Liberal e há mesmo quem questione se Justin Trudeau se deve manter na liderança.

Depois do retiro do gabinete em Montreal, os deputados do Partido Liberal do Canadá marcaram um encontro em Ottawa, de 24 a 26 de janeiro.

O já habitual encontro de inverno serve para delinear estratégias e prioridades para os próximos seis meses, antes da retoma dos trabalhos na Câmara dos Comuns, que este ano acontece a 5 de fevereiro.

Entre os temas prioritários para os liberais na atualidade incluem-se: a possibilidade de uma nova presidência de Donald Trump e a tentativa de reduzir o fluxo de estudantes estrangeiros que pressionam a oferta de habitação no Canadá.

O momento é tenso para o partido. Os liberais continuam a estar muito atrás dos conservadores nas sondagens, o que tem gerado desconforto e até alguma descrença em relação à legitimidade do líder Justin Trudeau.

Um deputado liberal chegou mesmo a sugerir recentemente que o partido deve rever a liderança antes das próximas eleições. Ken McDonald, que representa a região de Avalon, em Newfoundland, alega que tem ouvido queixas dos eleitores.

“Enquanto partido, vamos esclarecer as coisas e, se as pessoas continuam a querer ter o líder que temos agora, tudo bem. Mas, pelo menos, deem às pessoas a oportunidade de dizerem o que pensam sobre o rumo que o partido está a tomar”, disse o político.

A postura de McDonald gerou rapidamente uma onda de apoio a Trudeau no seio do partido. O líder dos liberais na Câmara dos Comuns, Steve MacKinnon, foi um dos que já disse que Trudeau se deve manter na liderança, a par de Filomena Tassi, Pascale St-Onge, Rechie Valdez, Ya’ara Saks e Mary Ng.