Bonnie Crombie não quer, pelo menos para já, ter um assento no Parlamento de Ontário. A nova líder liberal da província planeia manter o cargo na autarquia de Mississauga até aprovar o orçamento da cidade. Ao mesmo tempo, a tensão com Doug Ford aumenta.
A nova líder do Partido Liberal de Ontário diz que não se vai candidatar a um lugar no Queen’s Park num futuro próximo.
Após a sua vitória na corrida à liderança liberal, Bonnie Crombie ponderou concorrer ao lugar ocupado pelo antigo ministro do Trabalho dos conservadores progressistas, Monte McNaughton, que se demitiu em setembro.
O Governo ainda não convocou uma eleição suplementar para a região de Lambton-Kent-Middlesex.
A presidente da Câmara de Mississauga diz que se vai demitir da autarquia no ano novo, depois de conseguir aprovar o orçamento da cidade.
Os conservadores têm atacado Crombie desde que a política ganhou as eleições internas do Partido Liberal de Ontário. Criticam o seu historial em matéria de habitação e sugerem que é uma política elitista que não está em contacto com os eleitores.
O premier Doug Ford acusou Crombie de viajar num jato privado com um promotor imobiliário.
Crombie diz que isso nunca aconteceu, mas admite que almoçou na adega do promotor Benny Marotta, em Mississauga, e que pagou sempre as despesas.
“Eu sei o que o premier está a tentar fazer, está a tentar desviar a atenção do seu próprio historial”, disse a liberal aos jornalistas.
Mississauga não está perto de atingir os objetivos do Governo provincial em matéria de habitação. A cidade foi palco de 2.173 novas construções residenciais em 2023, apenas 25% do objetivo de 8.800.