Antigos moradores e descendentes da comunidade negra de Africville em Halifax ficaram indignados, após a 41.ª reunião anual ter sido interrompida por uma troca de tiros entre dois homens, que feriu cinco pessoas.
O incidente ocorreu por volta das 22h do dia 27 de julho, no Africville Park.
Uma das vítimas, que ao que dizem as autoridades está no final da adolescência, apresentou ferimentos com risco de morte, enquanto as outras quatro, todas na faixa dos 20 anos, também foram levadas para o hospital com ferimentos, disse a polícia.
À chegada da polícia ao local, os autores dos disparos já tinham abandonado a área.
“Podemos entender porque o público estaria preocupado com um incidente como este, assim como nós, mas queremos garantir que estamos a mobilizar todos os esforços nesta investigação e a tentar determinar exatamente o que aconteceu e, certamente, localizar os indivíduos responsáveis”, disse John MacLeod, oficial de informação pública da polícia.
O presidente da Câmara Municipal de Halifax, Mike Savage, também se pronunciou sobre o incidente no X.
“A reunião de Africville é um momento para família, amigos e companheirismo. O meu coração está com os feridos e todos os impactados pelos tiroteios.”
A investigação policial está em andamento, com a polícia a pedir a qualquer pessoa com informações ou vídeos que entre em contacto com as autoridades.