A polícia de Toronto afirmou que uma investigação da brigada antidroga levou à apreensão de cerca de 83 milhões de dólares em cocaína, a maior apreensão de cocaína na história da polícia.
A apreensão foi anunciada numa conferência de imprensa a 21 de janeiro, onde as autoridades divulgaram pormenores de uma investigação denominada Projeto Castillo, descrita pela polícia como uma “extensa investigação das forças conjuntas sobre a importação e o tráfico de drogas na área da Grande Toronto”.
O Projeto Castillo é uma investigação que começou em agosto de 2024 e foi liderada pela Polícia de Toronto com a ajuda da Polícia Regional de York, da Agência de Serviços e Fronteiras do Canadá (CBSA) e da Royal Canadian Mounted Police (RCMP). A investigação cumpriu vários mandados de busca executados em toda a área da Grande Toronto.
A polícia informou que foram apreendidos cerca de 835 quilos de cocaína e seis pessoas foram detidas em conexão com a investigação.
Segundo a polícia, os suspeitos incluem dois cidadãos mexicanos e quatro canadianos. Foram ainda emitidos mandados de captura para mais três suspeitos.
A polícia acrescentou que tirar estas drogas das ruas tem um impacto enorme para a comunidade, reduzindo a violência, protegendo vidas e desmantelando redes perigosas de crime.