Polémica com o ‘Greenbelt’: Comissária Patricia Kosseim vai publicar relatório especial

FOTO: MARIT STILES/X

A comissária para a informação e privacidade da província de Ontário, Patricia Kosseim, vai publicar um relatório especial sobre os e-mails e documentos relacionados com o Greenbelt e os registos do Governo de Doug Ford sobre o assunto, afirma o NDP.

“Temos estado profundamente preocupados com as revelações de e-mails apagados, a utilização de contas pessoais e outras tentativas aparentes de encobrir as ações do Governo, que planeou dar tratamento preferencial a especuladores bem relacionados com o Greenbelt”, afirmou a líder do NDP, Marit Stiles. “Este relatório permitirá compreender melhor a conduta do Governo”.

Stiles disse que “relatórios como este são raros e muito sérios” e acrescentou que “as paredes estão a fechar-se para este governo. De uma forma ou de outra, a verdade sobre os negócios de Ford com o Greenbelt está a sair dos bastidores”.

Em abril, o NDP entregou à Comissária para a Informação e a Privacidade documentos que indicavam que, nas mensagens de correio eletrónico, era utilizado “G*” em vez de Greenbelt e que eram utilizados telefones e contas de correio eletrónico pessoais para tratar de assuntos governamentais.

Stiles diz também que deu exemplos de inconsistências nos testemunhos de funcionários do Governo.

A comissária respondeu a 21 de maio, “revelando que têm 19 processos ativos relativos a pedidos de registos relacionados com o Greenbelt – tantos que decidiram dedicar um relatório especial inteiro ao acesso à informação e à manutenção de registos relacionados com as alterações ao Greenbelt”, disse ainda Stiles.

A RCMP está a conduzir uma investigação sobre o escândalo de Greenbelt, no valor de 8,28 mil milhões de dólares. O governo de Doug Ford nega qualquer irregularidade.