POETA, ENSAÍSTA E HISTORIADOR BRASILEIRO ALBERTO COSTA E SILVA É O VENCEDOR DO PRÉMIO CAMÕES

antonioO Prémio Camões foi criado em 1988 por Portugal e pelo Brasil, para reconhecer um autor em língua portuguesa cuja obra “contribua para a projeção e reconhecimento da língua portuguesa e este ano foi atribuído ao poeta, ensaísta e historiador brasileiro, Alberto Costa e Silva.
O anúncio foi feito em Lisboa, pelo júri, composto por Rita Marnoto, professora universitária, José Carlos Vasconcelos, jornalista, e os escritores Affonso Romano de Sant’Anna, António Carlos Secchin, José Eduardo Agualusa e Mia Couto, vencedor em 2013, justificando a escolha por unanimidade, pela “elevada qualidade em todos os géneros” literários, aos quais Costa e Silva se dedicou, e salientou também a sua “escrita refinada”, que construiu “pontes entre os povos”.
Alberto Costa e Silva nasceu em São Paulo, em 1931. Membro da Academia Brasileira de Letras, que presidiu entre 2002 e 2003, é correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e o décimo primeiro escritor brasileiro a ser distinguido com o Prémio Camões.