PJ APREENDE 1 MILHÃO DE EUROS EM CASO DE BURLA E BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

judiciariaO Gabinete de Recuperação de Ativos da região Norte da Polícia Judiciária anunciou a apreensão de um milhão de euros por serem, presumivelmente, de proveniência ilícita, no âmbito de uma investigação determinada pelo Ministério Público do Marco de Canaveses.
No decurso de uma investigação patrimonial e financeira com vista à identificação, localização e apreensão de ativos, cuja proveniência surge de atividade criminosa pela prática dos crimes de burla e de branqueamento, foi apreendido um milhão de euros que tinha sido colocada e a circular no aparelho financeiro, através de mecanismos que pretendiam ocultar e camuflar a sua proveniência e titularidade.
O caso foi denunciado por herdeiros de uma pessoa entretanto falecida que detetaram o desvio daquele montante.
As autoridades admitem a hipótese da pessoa suspeita do crime de burla qualificada, associado a branqueamento de capitais, ser alguém com uma proximidade recente da pessoa que morreu.
A investigação ainda decorre, mas num curto espaço de tempo foi possível verificar a origem do dinheiro, onde entrou no circuito financeiro e seguir-lhe o rasto.
Os investigadores detetaram um esquema algo elaborado para dissimular o crime.