PIRES DE LIMA DIZ QUE NÃO FALOU EM DESPEDIMENTOS NA TAP A PROPÓSITO DO PLANO DE REAJUSTAMENTO

LusaLisboa, 13 mai (Lusa) – O ministro da Economia afirmou que não falou em despedimentos quando considerou necessário um plano de reajustamento da TAP e aguarda agora pela apresentação de um plano de contenção de custos e um comercial a apresentar pela administração da transportadora.

“Não falei em despedimentos. Esta greve apesar de não ter sido bem-sucedida custou 35 milhões de euros à TAP, mais dívida […].Pedimos à administração da TAP que nos apresente um plano de contenção de custos e um plano comercial que permita, com este défice de 35 milhões de euros, manter a sua atividade e não afetar a vida dos trabalhadores”, disse António Pires de Lima, à margem da conferência comemorativa do 80.º Aniversário da ICC – Câmara de Comércio Internacional.

O governante justificou “que este esforço teve de ser pedido”, porque a TAP já estava numa situação financeira bastante tensa e encontra-se agora “numa linha muito fina do ponto de vista de tesouraria (…) com este custo adicional de 35 milhões de euros”, causado pela greve de dez dias de alguns pilotos.