PIANISTAS MATTHEW SHIPP E JOACHIM KÜHN NO FESTIVAL DE JAZZ DE COIMBRA

jazzO norte-americano Matthew Shipp e o alemão Joachim Kühn, ambos pianistas, são dois músicos em destaque, nos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, que têm início esta quinta-feira na cidade, numa organização do Jazz ao Centro Clube.
A apresentação do “Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra”, da autoria de Luís Antero e do percussionista João Pais Filipe, e a atuação do grupo Chibanga Groove, com o guineense Ibrahima Galissa, tocador de kora, marcam o dia de abertura desta 12.ª edição dos Encontros, que encerra no domingo.
O arquivo reúne “paisagens sonoras”, numa “apropriação criativa” de material gravado na cidade, e é apresentado às 19:00, no Centro Cultural D. Diniz, segundo a organização. O grupo Chibanga Groove, com Ibrahima Galissa, atua às 22:30, no Salão Brazil, local onde regressa, na sexta-feira, à mesma hora, para um segundo concerto.
Num festival dominado por músicos europeus, Matthew Shipp é o único proveniente dos Estados Unidos. O pianista, que editou o seu sétimo álbum, “Piano Sutras”, em 2013, atua sexta-feira, no Museu Nacional Machado de Castro, pelas 19:00.
Joachim Kühn apresenta-se no sábado, no Teatro Académico Gil Vicente, às 22:00. Durante mais de 30 anos, desde finais da década de 1960, o pianista alemão somou parcerias com músicos norte-americanos como os saxofonistas Ornette Coleman, Archie Shepp ou o trompetista Don Cherry.
No mesmo dia, às 20:00, um concerto no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha reúne novos nomes do jazz francês – o trio do violinista Théo Ceccaldi e a contrabaixista Joëlle Léandre, que trabalhou com criadores contemporâneos como os saxofonistas norte-americanos Evan Parker e Anthony Braxton, assim como o violinista português Carlos Zíngaro.
Na noite de sábado para domingo, será ainda apresentado o projeto “Free Moby Dick”, de dois músicos dinamarqueses, um lituano e um finlandês, que reinventa clássicos de bandas como os Black Sabbath, Led Zeppelin ou Rolling Stones.
O festival encerra no domingo, 01 de junho, com o concerto do Lisboa String Trio, de José Peixoto, guitarra, Bernardo Couto, guitarra portuguesa, e Carlos Barretto, contrabaixo, na Casa Museu Bissaya Barreto, às 18:00.
O preço dos bilhetes varia entre os cinco e os oito euros por concerto.