PETIÇÃO POR QUADROS DE MIRÓ COM EVENTOS NO PORTO, LISBOA E LONDRES

miróOs peticionários em defesa da manutenção da coleção Miró em Portugal vão realizar um tributo ao artista catalão no Porto, em Lisboa e em Londres já a partir de quinta-feira, com exposições, espetáculos e conferências.
A iniciativa é do movimento lançado pela Casa da Liberdade – Mário Cesariny, em Lisboa, fundada pelo galerista e curador Carlos Cabral Nunes, tem como título “(Con)Tributos da Liberdade a Joan Miró” e conta com a participação de artistas, figuras da política e entidades ligadas à cultura, como Mário Soares,o pintor Cruzeiro Seixas ou os deputados Gabriela Canavilhas e Miguel Tiago.
A organização deste tributo surgiu na sequência da Parvalorem e da Parups terem solicitado a suspensão da providência cautelar interposta pelo Ministério Público, e aceite pelo Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa (TACL), para impedir a saída da coleção do país.
A Parvalorem e a Parups são sociedades anónimas de capitais públicos criadas em 2010 pelo Estado
para gerir os ativos e recuperar créditos do ex-Banco Português de Negócios (BPN) e entre os ativos do
BPN estava a coleção de 85 obras do artista catalão Joan Miró (1893-1983), que o Estado decidiu vender e a Christie´s contratada para leiloar, em Londres.
Em janeiro deste ano, Carlos Cabral Nunes lançou uma petição online a favor da manutenção das obras no país, que obteve mais de 10 mil assinaturas e chegou a ser debatida no parlamento.
O tributo começa na quinta-feira no Porto, onde decorrerá até domingo, com um programa de
exposições, espetáculos e conferências que decorrem na Câmara Municipal do Porto, na Livraria Lello,
na Fundação José Rodrigues, na Casa do Infante, na Cooperativa Árvore e no Palacete Viscondes de
Balsemão.
O tributo prosseguirá em Lisboa, de 22 de maio a 23 de junho, e, em Londres, de 28 de maio a 23 de junho, que vão disponibilizar o programa completo no sítio online www.joanmiroportugal.wordpress.com.
Ainda segundo a organização, participam nesta iniciativa artistas de várias áreas e personalidades ligadas à cultura e à política como Cruzeiro Seixas, Carlos Zingaro, Rui Zink, Alberto Pimenta, Edgar Pêra, Manuel João Vieira, José de Guimarães, Gabriela Canavilhas, Mário Soares, Miguel Tiago e João Oliveira.