PASSOS OPTIMISTA

Passos Coelho
Passos Coelho Foto: Vítor Mota
Passos Coelho (Vítor Mota)
Passos Coelho
(Vítor Mota)

O primeiro-ministro português afirma que as perspetivas divulgadas pelo Banco de Portugal mostram que o País conhecerá em 2014 uma recuperação económica bastante importante, tendo destacado o contributo da procura interna.
Pedro Passos Coelho mostrou otimismo em relação às perspetivas da economia portuguesa este ano, quando falava para membros da comunidade portuguesa em Moçambique, no âmbito da sua deslocação ao país, para participar na II Cimeira Portugal-Moçambique.
Para Pedro Passos Coelho, o cenário avançado pelo Banco de Portugal dá um sinal de que o país poderá inverter a situação de maior recessão, criando condições para atrair novamente os portugueses que se sentiram obrigados a emigrar devido à crise económica.
O Banco de Portugal reviu em alta as previsões para a economia portuguesa, antecipando que cresça 1,2% este ano, tal como a estimativa do Governo, e que aumente 1,4% em 2015, alinhando a sua previsão para 2014 com as estimativas do Governo e da ‘troika’ (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), melhorando a sua previsão dos 0,8% (estimados em dezembro) para os 1,2% este ano.
Estas previsões indicam que, no período entre 2014 e 2016, a economia portuguesa volte a apresentar um ritmo de crescimento próximo do projetado para a área do euro, uma evolução suportada pela aceleração da procura interna privada e pela manutenção de um crescimento das exportações.