Paris 2024: A equipa do Canadá traz para casa um número histórico de medalhas

Foto: Olympic.ca

317 atletas representaram oficialmente o Canadá no campo de jogo

A Equipa do Canadá teve um desempenho notável nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, trazendo para casa 27 medalhas – 9 de ouro, 7 de prata e 11 de bronze. Esta marca a segunda maior quantidade de medalhas e de medalhas de ouro do Canadá na história dos Jogos Olímpicos de verão.

 

Momentos de ouro para o Canadá

Summer McIntosh emergiu como uma estrela, ganhando quatro medalhas, incluindo três ouros na natação. Ela foi coroada campeã olímpica nos 400m medley individual feminino, 200m borboleta e 200m medley individual, estabelecendo recordes olímpicos nas duas últimas provas. O sucesso de McIntosh solidificou-a como uma das melhores atletas do Canadá nestes Jogos.

Numa vitória histórica, Ethan Katzberg tornou-se o primeiro canadiano em 112 anos a ganhar uma medalha no lançamento do martelo, conquistando o ouro com uma vantagem de 4,15 m, a maior margem de vitória na prova desde 1920. Esta vitória marcou também o primeiro ouro olímpico do Canadá em qualquer prova de lançamento de peso em 120 anos.

Andre De Grasse acrescentou mais um ouro ao seu legado olímpico ao liderar a equipa canadiana masculina de estafetas 4×100m, empatando com Penny Oleksiak como o atleta olímpico mais condecorado do Canadá, com sete medalhas.

 

Primeiras realizações históricas e recordes

Paris 2024 foi repleta de marcos importantes para os atletas canadianos. Christa Deguchi tornou-se a primeira judoca canadiana a ganhar o ouro olímpico, enquanto Katie Vincent fez história como a primeira mulher canadiana a ganhar um ouro olímpico em canoagem, estabelecendo o melhor tempo do mundo na prova feminina C-1 200m.

Philip “Phil Wizard” Kim fez manchetes como o primeiro campeão olímpico de breaking, um novo desporto nestes Jogos. Camryn Rogers também fez história ao ganhar o ouro no lançamento do martelo feminino, marcando a primeira medalha olímpica do Canadá em qualquer prova de lançamento feminino.

 

Brilhantismo da Prata e do Bronze

Os medalhistas de prata canadianos também fizeram história, com o segundo lugar de Marco Arop nos 800 metros masculinos a marcar a primeira medalha olímpica do país neste evento em 60 anos. A dupla feminina de voleibol de praia Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson garantiu o melhor resultado olímpico de sempre do Canadá neste desporto com a sua medalha de prata.

Entre os medalhistas de bronze do Canadá contam-se Alysha Newman, que conquistou a primeira medalha olímpica do país no salto com vara feminino, e Eleanor Harvey, que se tornou a primeira esgrimista canadiana a ganhar uma medalha olímpica.

 

Um desempenho que quebra recordes

Os Jogos de Paris 2024 foram particularmente memoráveis para o Canadá, uma vez que foram batidos vários recordes nacionais e olímpicos. Summer McIntosh estabeleceu novos recordes olímpicos na natação, enquanto Katie Vincent estabeleceu o melhor tempo do mundo na canoagem. Marco Arop bateu um recorde regional nos 800 metros masculinos e Alysha Newman estabeleceu um novo recorde canadiano no salto com vara feminino. Estes desempenhos recordistas sublinharam o extraordinário talento e determinação dos atletas canadianos, fazendo dos Jogos um feito histórico para a Equipa do Canadá.