PALESTINA QUER LEVAR ISRAEL A TRIBUNAL PELA OFENSIVA EM GAZA

Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

O advogado francês, Gilles Devers, anunciou esta sexta-feira, em Paris, que deu entrada com uma queixa junto do Tribunal Penal Internacional, em nome do ministro palestino da Justiça, pelos “crimes de guerra” desencadeados nas operações militares israelitas em Gaza.

Em causa, segundo a denúncia, estão os crimes cometidos pelo exército israelita entre junho e julho de 2014 em território palestiniano. De acordo com a queixa, revelada em conferência de imprensa na capital francesa, todos os dias são marcados pela prática de crimes junto de população civil, que até agora representa mais de 80% das vítimas, entre elas crianças, mulheres, hospitais e até escolas da ONU.

Para o advogado está em causa um ataque ao povo palestiniano, sob pretexto de ser contra o Hamas, assim fez saber na declaração lida em inglês e depois traduzida para árabe.

A ONU a meio desta semana pedia o acesso ao território para uma investigação por estarem em causa ataques discriminados e desproporcionais, que podem constituir crimes internacionais.