OTTAWA E ONTÁRIO VENDEM AÇÕES DA GENERAL MOTORS

GETTY IMAGES / BLOOMBERG / Brent Lewin.
GETTY IMAGES / BLOOMBERG / Brent Lewin.
GETTY IMAGES / BLOOMBERG / Brent Lewin.
GETTY IMAGES / BLOOMBERG / Brent Lewin.

Os governos federal e do Ontário venderam um bloco de 30 milhões de ações da General Motors (GM), avaliados em cerca de $1,1 biliões.
O ministro das Finanças, Jim Flaherty, disse que as ações foram vendidas ao preço de $37.
Tanto Ottawa, como o governo do Ontário, adquiriram milhões de ações na GM em 2009, após terem ajudado o fabricante de automóveis – na altura em dificuldade – com cerca de $10,6 biliões.
O investimento do governo federal foi realizado em nome dos dois governos pela Canada GEN Investment Corp, uma subsidiária da Canada Development Investment Corp.
“No pior momento da recessão global, tomámos as medidas necessárias para proteger os empregos e as comunidades canadianas, com um investimento coordenado na GM e Chrysler, juntamente com os governos do Ontário e dos Estados Unidos”, sublinhava o comunicado emitido pelo gabinete de Flaherty.
O ministro das Finanças acrescentou que Ottawa se comprometeu a vender a sua participação remanescente da GM “tão rapidamente quanto possível”, uma posição igualmente assumida por Charles Sousa, o ministro das Finanças do Ontário.
Com a conclusão da venda, a Canadá GEN continuará a deter mais de 119 milhões de ações ordinárias da GM e 16,1 milhões de ações preferenciais série A. Já a província do Ontário, ficará com quase 36.7 milhões de ações ordinárias da GM e 5,4 milhões de ações preferenciais série A.