As bebidas à base de plantas Silk estão a regressar gradualmente às mercearias em todo o Canadá, depois de terem sido recolhidas devido a um surto mortal de listeriose. A recolha, que também afetou os produtos da marca Great Value, foi iniciada a 8 de julho de 2024, na sequência de relatos de casos de listeriose ligados a produtos fabricados numa instalação de terceiros em Pickering, Ontário.
O surto foi associado a três mortes, todas em Ontário, e a um total de 20 casos confirmados de listeriose a nível nacional. A Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC) revelou que, embora os primeiros casos geneticamente relacionados tenham surgido em setembro de 2023, só em junho de 2024 é que foi feita a ligação aos leites à base de plantas, o que levou a uma recolha nacional.
A Danone Canada, produtora da marca Silk, retomou a produção noutras instalações, uma vez que a fábrica de Pickering continua a ser investigada pela Agência Canadiana de Inspeção Alimentar (CFIA). Os produtos que regressam agora às prateleiras incluem substitutos do leite à base de amêndoa, aveia, caju e coco.
A CFIA alertou para o facto de ainda poderem surgir mais casos de listeriose, uma vez que os sintomas podem demorar até 70 dias a aparecer após o consumo de produtos contaminados. As pessoas particularmente em risco incluem indivíduos com sistemas imunitários enfraquecidos, adultos com mais de 60 anos, mulheres grávidas e recém-nascidos.
Os consumidores são aconselhados a verificar se existem produtos recolhidos e a eliminá-los ou a devolvê-los ao vendedor. A CFIA disponibilizou uma lista completa dos produtos recolhidos para consulta pública.