O défice do Ontário diminuiu para $11.3 mil milhões para o ano que acaba de terminar, cerca de três por cento menos do que o previsto no orçamento de 2013, mas a província pode não ser capaz de cumprir a sua meta deste ano, disse Charles Sousa, o ministro das Finanças na quinta-feira.
Uma economia estagnada e menores transferências de pagamentos da parte de Otava significa que não haverá tanto dinheiro nos cofres provinciais, referiu o ministro. A receita será $3.5 mil milhões menor no atual ano fiscal, que começou a 1 de abril, do que estava previsto no ano passado.
“A nossa economia está a crescer mais lentamente do que o previsto e menos do que os especialistas esperavam”, afirmou durante um discurso de almoço para o Canadian Club of Toronto.
Sousa salientou que o governo ainda planeia equilibrar as contas em 2017-18, mas o seu roteiro pode mudar.
Os Liberais vão preservar os serviços públicos do Ontário e fazer investimentos para criar empregos e estimular a economia, adicionou. No entanto, os Liberais também estão a prever que o crescimento económico do Ontário seja, em média, de 2,1 por cento, entre o período 2014 e 2035, ficando atrás das médias nacional e norte-americana.
Sousa não deu detalhes sobre como os Liberais esperam cumprir a sua meta de eliminação do défice com um crescimento económico mais lento do que o esperado e menos dinheiro a entrar nos cofres, como o aumento de impostos e corte de gastos.