ONTÁRIO ALARGA VACINAS GRATUITAS CONTRA O HPV PARA RAPAZES

(AP / Charles Rex Arbogast)
(AP / Charles Rex Arbogast)
(AP / Charles Rex Arbogast)
(AP / Charles Rex Arbogast)

O Ontário juntou-se a várias províncias na ampliação do seu programa de vacinação contra o HPV com financiamento público para meninos, a partir de setembro, o que os especialistas dizem que vai ajudar a reduzir o risco de cancro em ambos os grupos de rapazes e raparigas.
“Os pais podem comemorar que ambos os seus filhos e filhas podem agora receber a vacina HPV como parte do programa de imunização HPV nas escolas do Ontário”, disse a Canadian Cancer Society, através de uma declaração por escrito na quinta-feira.
A vacina protege contra várias estirpes do papilomavírus humano sexualmente transmissíveis (HPV), que infetam uma estimativa de três em cada quatro canadianos não vacinados ao longo das suas vidas.
O HPV está associado com a maioria dos casos de cancro cervical mortal. Este também pode causar verrugas genitais, e tipos de cancro peniano e anal, e é a principal causa de cancro de cabeça e pescoço em homens com menos de 40 anos de idade.
Todas as províncias e territórios oferecem a vacina para meninas, que são consideradas como o grupo de maior risco, mas muitos especialistas têm argumentado que isso não era o suficiente.
A Sociedade de Obstetras e Ginecologistas do Canadá há muito tempo que pedia às províncias para incluir os meninos nos programas de vacinação contra o HPV, em parte para reduzir o risco para as mulheres não vacinadas.
O Comité Consultivo Nacional do Canadá em Imunização vem pressionando para que os meninos sejam vacinados desde 2007.
A P.E.I. tornou-se a primeira província canadiana a cobrir a imunização para meninos, em 2013. Alberta seguiu o exemplo naquele ano, tornando-a disponível para mulheres com idades entre 9 e 45 e homens com idades entre 9 e 26. A vacina é administrada opcionalmente em escolas de Alberta, nos graus 5 e 9.
Fonte: CTV News