O Governo de Ontário prevê terminar este ano fiscal com um défice de 4,5 mil milhões de dólares, embora até agora tenha ainda um grande fundo de contingência. O ministro das Finanças, Peter Bethlenfalvy, divulgou as finanças do terceiro trimestre da província no dia de ontem, na última grande atualização fiscal dada antes de apresentar o próximo orçamento no final de março.
O Governo de Ontário está a caminho de um défice de 4,5 mil milhões de dólares no ano fiscal que termina a 31 de março, disse o ministro das Finanças, Peter Bethlenfalvy, na segunda-feira, 12 de fevereiro, ao apresentar os resultados do terceiro trimestre da província.
“Tenho o prazer de informar que a pressão inflacionista diminuiu um pouco nos agregados familiares em toda a província, proporcionando um alívio muito necessário a milhões de habitantes de Ontário e às suas famílias”, afirmou numa conferência de imprensa.
Este valor é inferior em 1,1 mil milhões de dólares ao previsto pelo ministro das Finanças na sua declaração económica de outono, em novembro, graças ao aumento dos impostos e de outras receitas públicas e à redução dos juros da dívida.
No entanto, a projeção do défice continua a ser mais de três vezes superior aos 1,3 mil milhões de dólares previstos no orçamento da primavera do ano passado por Bethlenfalvy.
“Dito isto, as elevadas taxas de juro do Banco do Canadá, bem como a incerteza em torno da inflação dos preços no consumidor, continuam a representar riscos para as perspetivas económicas de Ontário.”
O ministro provincial comprometeu-se a apresentar o próximo orçamento até ao final de março.