O novo programa de inspeção de veículos do Ontário enfrenta desafios

Foto: Pexels

O futuro processo de inspeção digital de Ontário, para veículos pesados a diesel, que será lançado em agosto, está a deparar-se com problemas significativos. Os mecânicos de toda a província referem a falta da estrutura necessária para realizar as novas inspeções, o que está a gerar uma preocupação generalizada.

O Ministério dos Transportes (MTO) introduziu o programa de inspeção digital DriveON em 2022, com o objetivo de fundir o programa de teste de emissões de veículos pesados a diesel e o programa de Estações de Inspeção de Veículos Motorizados (MVIS). Ao abrigo deste programa, qualquer veículo comercial em Ontário, com peso superior a 4.500 kg, deve ter um Registo de Operadores de Veículos Comerciais (CVOR) e passar por uma inspeção anual.

Apesar da exigência do MTO para que todas as oficinas estejam prontas até 1 de agosto, muitos mecânicos não receberam o equipamento ou a formação necessários.

O MTO assinou um contrato plurianual com a Parsons Inc. para administrar o DriveON, fornecendo materiais e equipamentos relacionados com a inspeção. No entanto, persistem problemas de comunicação e de entrega de equipamento. “Ninguém parece saber o que se está a passar com a colocação deste novo sistema online”, afirmou Steve Shipton, proprietário da Shipton’s Mechanical Repair em Pickering.

Na sequência de pedidos de informação da Shipton e de um órgão de comunicação social, o MTO anunciou uma prorrogação que permite às instalações MVIS continuarem a utilizar o sistema atual até 31 de agosto de 2024. “Isto só é permitido para as instalações MVIS que se candidataram ao programa DriveON antes de 1 de agosto de 2024 e não receberam o seu equipamento DriveON”, afirmou Jennifer Elliott, diretora de Segurança Comercial e Conformidade do MTO.

Shipton reconheceu a extensão, mas enfatizou que se trata de uma solução temporária. “Não estão a distribuir mais autocolantes amarelos. Felizmente, ainda nos restam 150, por isso não devemos ter problemas”, afirmou, acrescentando que algumas lojas já não têm autocolantes.

Apesar dos contratempos, mecânicos como Shipton apoiam os objetivos do programa DriveON. “Vai simplificar o processo e eliminar os maus da fita”, afirmou, salientando o potencial do novo sistema para reduzir as inspecções fraudulentas. “É um ótimo sistema, só tem de ser implementado corretamente.”