O Governo de Doug Ford vai explorar a possibilidade de transferir mais pontos de venda do ServiceOntario para retalhistas privados terceiros

Imagem: CityNews.

O Governo de Doug Ford está a avançar com a transferência de mais pontos de venda do ServiceOntario para retalhistas privados terceiros, mas, ao contrário do acordo financiado pelos contribuintes com a Staples Canada, o Governo está a colocar os negócios em concurso público e a pedir aos retalhistas que apresentem os seus interesses.

O Ministério da Prestação de Serviços Públicos e Empresariais emitiu um Pedido de Qualificações (Request for Qualifications , RFQ) “Para procurar partes interessadas que se pré-qualifiquem para uma parceria de retalho de Modelo de

Arrendamento com a ServiceOntario”. Num aviso no portal de concursos de Ontário, o Governo diz que procura “identificar retalhistas de todas as dimensões que possam disponibilizar espaço e cumprir os requisitos para acolher centros ServiceOntario”.

É uma abordagem diferente da adoptada pelo governo em fevereiro, quando encerrou vários pontos de venda da ServiceOntario, que eram geridos como pequenas empresas, e os transferiu para lojas Staples Canada, num negócio que não foi objeto de concurso público e em que o Governo gastou 1,75 milhões de dólares dos contribuintes para reequipar os locais. O Governo afirma que, na altura, realizou um exercício de “análise de mercado” que considerou outros retalhistas.

Questionado sobre a razão pela qual o Governo está agora a adotar uma abordagem diferente, o Ministro Todd McCarthy afirmou que o método é consistente.

“Contactamos sempre vários parceiros potenciais”, afirmou.

No seu Pedido de Qualificações, o Governo afirma que os retalhistas interessados em acolher os pontos de venda do ServiceOntario devem estar situados num local central, conveniente e acessível, ter uma comunidade forte e uma presença geográfica diversificada na província, ter estacionamento disponível e acessível, um arrendamento rentável e espaço adequado.

Quando questionado sobre quantos mais pontos de venda do ServiceOntario vão ser instalados nos retalhistas existentes, o Ministro McCarthy disse que isso será determinado com base na reação ao processo atual.