A J.D. Power publicou um novo estudo sobre a satisfação dos clientes dos aeroportos norte-americanos e os resultados são desfavoráveis para o Aeroporto Internacional Toronto Pearson.
O Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul foi o melhor classificado em termos de satisfação dos passageiros entre os mega-aeroportos, com uma pontuação de 671 (com base numa escala de 1000 pontos). O Aeroporto Metropolitano de Detroit Wayne County (643) ficou em segundo lugar e o Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor (633) em terceiro.
O aeroporto Pearson de Toronto não se saiu tão bem. Entre os mega-aeroportos, ficou em penúltimo lugar, com uma pontuação de 559, apenas à frente do Aeroporto Internacional Newark Liberty de Nova Jersey (552).
Em 2023, o aeroporto Pearson ficou igualmente classificado em segundo lugar no que respeita à satisfação geral dos clientes, de acordo com as conclusões da J.D. Power.
“O Toronto Pearson está profundamente empenhado na excelência operacional, na experiência dos passageiros e na satisfação dos clientes. Temos dúvidas sobre a credibilidade da metodologia utilizada para determinar a classificação da J.D. Power”, afirmou um porta-voz do Toronto Pearson.
“O inquérito é fortemente orientado para os viajantes norte-americanos e não verifica se os inquiridos viajaram efetivamente por Toronto Pearson. Continuamos firmes no nosso compromisso de fazer do Toronto Pearson um dos aeroportos mais avançados, sustentáveis e amigos dos passageiros do mundo.”
Na categoria dos grandes aeroportos, o Aeroporto Internacional de Vancouver ficou no meio do pelotão com uma pontuação de 634, seguido do Aeroporto Internacional de Calgary, classificado em 22.º lugar (599) e do Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau de Montreal, no 27.º lugar (pontuação de 576).
O Aeroporto John Wayne, em Orange County, tem uma pontuação de 687, a mais elevada entre os grandes aeroportos. O Aeroporto Internacional de Tampa (685) é o segundo, e o Aeroporto Internacional de Kansas City (683) é o terceiro.
As pontuações globais de satisfação dos passageiros são determinadas em sete dimensões principais, incluindo a facilidade de viajar através do aeroporto, o nível de confiança no aeroporto, as instalações, o pessoal, a experiência de partida, a alimentação, as bebidas e outro comércio, e a experiência de chegada ao aeroporto.