Lisboa, 12 set 2020 (Lusa) — A Proteção Civil decidiu hoje colocar, no domingo, em estado de alerta especial nível vermelho os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal e Santarém devido ao elevado risco de incêndio.
Os distritos de Beja e Faro já estavam hoje em estado de alerta especial de nível vermelho (o mais grave de uma escala de quarto) e que se destina ao nível de prontidão máximo de todos os agentes de proteção civil e do dispositivo de combate a incêndios.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) refere que estes nove distritos vão estar em alerta vermelho entre as 00:00 e as 23:59 de domingo devido à “persistência de tempo quente e seco com agravamento nos índices de risco de incêndio rural para muito elevado e máximo para grande parte do território nacional”.
Segundo a ANEPC, os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão permanecer em estado de alerta especial de nível laranja.
Portugal continental está em situação de alerta devido ao risco de incêndio florestal até às 23:59 de domingo.
Durante este período é proibido a realização de queimas e queimadas e o uso de fogo de artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, e são proibidos o acesso, a circulação e a permanência em espaços florestais “previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios”, bem como a proibição da caça e a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria.
A situação de alerta implica ainda o reforço da prontidão dos meios e dos agentes que participam nas operações de prevenção e combate a incêndios rurais e a ativação das estruturas de coordenação, quer de nível nacional, quer nos distritos onde esta declaração se aplica.
CMP // HB
Lusa/fim