Toronto vai ter uma nova ponte pedestre, que vai ligar o distrito de Quayside a uma ilha artificial. Vários arquitetos disputam o projeto. Já são conhecidos os cinco finalistas que poderão vir a assinar a infraestrutura.
A cidade de Toronto vai ter uma nova ponte pedonal e, para o efeito, foi aberto um concurso de conceção da futura infraestrutura. Recentemente, foram selecionados cinco finalistas. Com isso, já é possível imaginar o possível futuro da ponte pedestre.
Um dos projetos é assinado pelos Grimshaw Architects. Intitulada Maamawi’ Bridge conta com o paisagismo da O2 Planning + Design, a par de Michael Van Valkenburgh Associates.
A Nda-Nwendaaganag é outra das pontes finalistas. Os arquitetos são do INFORM Studio e o paisagismo do Sprucelab.
Já o arquiteto Henning Larsen concebeu a chamada The Salmon Run. Uma ponte que, a ser construída, também contará com o paisagismo de Larsen.
The Harbour Eye é outro projeto finalista. É assinada pela empresa de arquitetura Smoke Architecture Inc. e o paisagismo foi concebido por Michael Van Valkenburgh Associates.
A Equinox Bridge completa a lista dos cinco selecionados. É assinada pelo arquiteto WilkinsonEyre e o paisagismo é da PLANT Architect Inc.
De notar que a futura ponte se vai localizar no distrito de Quayside, dando aos peões acesso direto à ilha artificial de Villiers, que está a ser construída em Port Lands. A ilha destina-se a acolher um novo sistema de parques, espaços públicos e terrenos de desenvolvimento.