NOVA MINISTRA DAS FINANÇAS DEFENDE-SE DE SWAPS

Secretário de Estado,Pedro Lomba, no primeiro briefing oficial
Secretário de Estado,Pedro Lomba, no primeiro briefing oficial
Secretário de Estado, Pedro Lomba, no primeiro briefing oficial
Secretário de Estado, Pedro Lomba, no primeiro briefing oficial

A promoção de Maria Luís Albuquerque como nova ministra das Finanças no lugar deixado vago por Vítor Gaspar foi decidida por Passos Coelho antes do primeiro briefing diário do Governo, ontem às 10h00. Apesar disso, Maria Luís ainda esteve no encontro como secretária de Estado do Tesouro.
Organizado por Miguel Poiares Maduro, ministro Adjunto do primeiro-ministro, o encontro com os jornalistas serviu para Maria LuísAlbuquerque se defender  as declarações do ex-ministro das Finanças de José Sócrates a propósito dos swaps, os chamados “contratos tóxicos” assinados entre as empresas e vários bancos.
Teixeira dos Santos disse no sábado que, ao contrário do que o atual Governo tinha avançado, deu a Vítor Gaspar“ toda a informação necessária” sobre os swaps que envolvem empresas públicas, a 18 de junho de 2011, numa das reuniões de passagem no Ministério das Finanças.
No briefing, a ainda secretária de Estado do Tesouro reafirmou ontem que na pasta de transição dos governos, recebida do seu antecessor, “nada consta sobre os swaps” e garantiu também que o ex-ministro Teixeira dos Santos não transmitiu novas informações a Vítor Gaspar.