Notícias dos Açores

FOTO: Governo de Portugal
FOTO: Governo de Portugal

Espaço: Voos suborbitais a partir de Santa Maria até ao final do ano

Num passo monumental em direção à exploração espacial, o Governo português revelou planos para iniciar voos suborbitais a partir do pitoresco Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, nos Açores. A revelação foi feita pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

A ambição é clara: tornar Portugal “uma nação espacial até ao final desta década”. Foram estas as palavras da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na cerimónia do 30.º aniversário do lançamento do primeiro satélite português, PoSAT-1.

No auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, a ministra recordou que em Santa Maria, nos Açores, estão a ser desenvolvidas e reforçadas capacidades que permitam instalar “infraestruturas de acesso ao espaço através de um porto espacial”.

No futuro, partirão da ilha de Santa Maria nos Açores voos suborbitais e serão promovidas tecnologias para a monitorização do tráfego e do lixo espacial.

O Governo espera iniciar até ao final de 2023 os voos suborbitais a partir do Centro Tecnológico e Espacial na região açoriana.

“O nosso país está apostado em criar uma agenda industrial para a conceção, integração e operação de satélites, nomeadamente a operacionalização de 30 satélites em várias constelações para novos serviços de monitorização do território, quer seja terrestre ou marítimo”, disse Elvira Fortunato.

Em novembro do ano passado, com a contribuição portuguesa de 115 milhões de euros para o orçamento da Agência Espacial Europeia (ESA), a ministra recordou que o valor vai permitir o reforço e a presença portuguesa “nas grandes iniciativas espaciais na Europa, com retorno industrial de 100%.”

No âmbito do plano global, o Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria vai ser objeto de melhorias significativas em termos de infraestruturas. Além disso, a Agência Espacial Portuguesa vai criar um GeoHub dedicado aos dados nacionais de observação da Terra em alta e muito alta resolução, reforçando a política portuguesa neste domínio.

Os suborbitais são voos espaciais que atingem o espaço, mas que cruzam a atmosfera sem fazer a órbita completa do planeta.